top of page
Foto do escritorVIVER COM AFETO

Como vou ser triste esse ano se em 2024...

Confesso que estava com preguiça dessa trend, mas resolvi pegar carona ao lembrar que vida é feita de lutos e celebrações. Assim como 2024 foi um ano de muitas entregas e conquistas, também foi um ano de enlutar escolhas e caminhos. Um ano de redirecionamento de rota em vários aspectos. Inclusive, fico me dizendo que, talvez, este seja um dos grandes temas da minha vida: criar, aprender e me reinventar, sempre.


Nesta jornada de aprendizado e evolução em que todos vivemos, aprender a celebrar e enlutar pode dar mais sentido às situações da vida e trazer mais leveza para a jornada. Pela perspectiva da Comunicação Não Violenta, celebração e o luto têm um significado diferente do senso comum.


Celebrar – reconhecer o que o outro ou nós fizemos que contribuiu com a vida.


Exemplos:

“Eu celebro que este ano eu me certifiquei com Facilitadora de Círculos de Construção da Paz.”

“Eu celebro ter conduzido uma experiência de conexão no evento de 50 anos do CRP-MG.”

“Eu celebro os momentos de brincadeiras e diálogo que eu vive com as crianças.”


Enlutar - processar a perda. Pode estar relacionado a uma escolha, uma relação ou uma pessoa.


Exemplos:

“Eu enluto não ter seguido a minha intuição no início do ano e ter me dedicado a um projeto que não se conectava com o meu propósito”

“Eu enluto não ter conseguido estar com uma amiga em seu aniversário”

“Eu enluto os projetos que não se concretizaram.” (Nesse caso, eu também celebro, pois sei que espiritualidade sabe o que é melhor para mim).


Vale lembrar que podemos ser bem específicos nesse reconhecimento. Arrisco dizer que quanto mais específico melhor. Os exemplos anteriores são meus e são reais. Agora, alguns exemplos mais genéricos para te inspirar.


“Eu celebro ter conseguido dizer NÃO para... (fulano), quando me pediu....”

“Eu enluto o não ter conseguido dizer NÃO para... (fulano), quando me pediu....”


“Eu celebro ter conseguido colocar o meu limite com respeito, quando ...”

“Eu enluto não ter sido tão respeitosa com ... (fulano), quando ...”


Mais um ponto importante: em quase tudo na vida há lutos e celebrações. Além disso, podemos usar a CNV para CELEBRAR COM o outro, reconhecendo e agradecendo a sua contribuição.


Para isso, três coisas são necessárias:

⮚ Falar o que a outra pessoa fez.

⮚ Como você se sentiu.

⮚ Quais necessidades que foram atendidas.


Exemplos:

“Quando você responde a minha newsletter, contando o que achou, eu me sinto feliz e encorajada, pois a conexão com você e o reconhecimento do meu trabalho são importantes para mim”.


“Quando você entregou o trabalho ontem, dentro do prazo, eu me senti aliviada, porque organização e compromisso são importantes para mim”.


“Quando eu vi que você conseguiu passar de ano, eu me senti feliz POR VOCÊ. Imagino que você esteja aliviada e orgulhosa em ver que o seu esforço valeu a pena".


“Eu celebro a nossa parceria. Fiquei muito feliz e animada por fazer parte desse evento e te ter ao meu lado nesse projeto. Atendeu as minhas necessidades de contribuição, comunidade e sentido”.


Celebrar também é uma maneira de exercitar a gratidão.


E, hoje, eu aproveito para dizer: muito obrigada a você que acredita no Viver com Afeto. Espero que no próximo ano, sigamos conectados, transformando a VIDA e as relações humanas.


Feliz 2025!!






Σχόλια

Βαθμολογήθηκε με 0 από 5 αστέρια.
Δεν υπάρχουν ακόμη βαθμολογίες

Προσθέστε μια βαθμολογία
bottom of page